Skip to main content
O prédio Premium foi inaugurado com show de Guilherme Arantes.

Cidades sustentáveis

Vou falar de três coisa que acho importante numa cidade feliz. Um bom sistema de transporte público. Espaços públicos acessíveis a população. Arborização e áreas verdes. Um cidade sem isso é uma cidade infeliz.

O sistema de transporte público existirá se na cidade existir os corredores de tráfego unindo todos os pontos e bairros, tornando a cidade horizontalmente igual para todos os seus moradores. Feito os corredores, que são como as grandes artérias levando sangue para, para ser distribuídos pelas veias capilares. Por estas grande vias circulam os transporte de massas, levando e trazendo moradores por toda a cidade.

Os carros particulares e os ônibus devem, quanto possível, usar combustível limpo, que emita o menos possível de gases de efeito estufa ou que provoque doenças respiratórias nas pessoas.

Os espaços públicos, ruas, calçadas, parques, praças, são os lugares essenciais onde as pessoas se encontram para trocar energia, cultura, informação, conhecerem-se e viver a vida coletivamente. Esses espaços devem ser amplos, iluminados, limpos e de fácil acesso. As calçadas para caminhar e os espaços para o ciclista são prioridades na vida urbana.

A arborização e as áreas verdes da cidade são elementos paisagísticos que contribuem para amenizar o calor, purificar o ar, nos aproximar de outros seres que habitam o espaço urbano, como pássaros e demais polinizadores necessários ao florescimento e a renovação da vida nas zonas urbanas.

As cidades são os espaços onde vivem 85% da população do Brasil, por tanto, cuidar bem das cidades, significa cuidar da vida de dois terços de todos os brasileiros.

Um conjunto de políticas públicas devem ser incorporado a cidade, neste caso, duas delas são fundamentais: a política de resíduos sólidos e o recolhimento e tratamento de esgotos. Isto significa limpar tudo que os humanos sujam, antes que esta sujeira seja devolvida a natureza.

Fazendo assim, amigos, estaremos construindo cidades sustentáveis, como possibilidade de menos doenças e com o meio ambiente equilibrado.image

 

 

zecarlos

Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental, especialista em povo, principalmente o povo paraense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *