Skip to main content
Teia da Vida

Alfabetizados ecologicamente

O senhor humano moderno é um analfabeto ecológico. Desaprendemos os princípios organizativos que os ecossistemas têm desenvolvido para sustentar a teia da vida. “Nas décadas vindouras a sobrevivência da humanidade dependerá da nossa eco-alfabetização, nossa habilidade de compreender os princípios básicos da ecologia e viver em conformidade.”*

Nos próximos anos, pessoas e líderes precisaram ser alfabetizados ecologicamente para voltar a compreender o sistema pelo qual a vida evoluiu e continuar a existir desde os 3 bilhões de anos.

“Precisamos ensinar aos nossos filhos os fatos fundamentais da vida, que as sobras de uma espécie são o alimento de outra; que a matéria circula continuamente através da teia da vida; que a energia que move os ciclos ecológicos vem do sol; que a diversidade garante a resistência, que a vida, desde o seu primórdio há três bilhões de anos atrás não tomou este planeta pelo combate, mas pela cooperação em rede.”

 

*Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

 

zecarlos

Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental, especialista em povo, principalmente o povo paraense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *